Trend News

Carro elétrico chinês montado no Brasil volta a ser tributado; alíquota deve chegar a 35% em 2027

O prazo de isenção temporária do imposto de importação para veículos elétricos desmontados chegou ao fim em 31 de janeiro de 2026, resultando em um retorno da tributação sobre carros elétricos híbridos e importados. A alíquota deve atingir 35% a partir de janeiro de 2027, conforme anunciado pela Secretaria do Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

A isenção havia sido estabelecida em uma portaria publicada em 1º de agosto de 2025, após um pedido da montadora chinesa BYD, permitindo a importação de veículos parcialmente montados (SKD) e completamente desmontados (CKD) por um período de seis meses.

A decisão provocou reações no mercado, com quatro das principais montadoras brasileiras – Volkswagen, Stellantis, GM e Toyota – enviando uma carta ao presidente Lula, solicitando a revisão da isenção. Na carta, os presidentes das montadoras expressaram preocupações sobre a competitividade e o impacto negativo sobre a indústria nacional, afirmando que a prática poderia levar a desemprego e desequilíbrio comercial.

Em resposta, a BYD destacou que sua entrada no Brasil despertou a resistência das montadoras tradicionais, sugerindo que suas preocupações estão mais relacionadas à manutenção da posição dominante no mercado do que à competitividade. A empresa argumentou que a crítica à sua atuação é um padrão habitual quando há abertura de mercado e inovação.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também se posicionou contra a entrada de veículos importados, defendendo maior previsibilidade regulatória. Entre janeiro e dezembro de 2025, o emplacamento de novos carros importados aumentou 6,7%, com a BYD liderando essa entrada no mercado brasileiro, que já representava quase 20% de suas exportações globais.

A polêmica gira em torno do conceito de produção local, com a BYD argumentando que os modelos semimontados devem ser considerados como produção nacional, enquanto a Anfavea defende que suas associadas realizam toda a produção no Brasil.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados