O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que a cela onde está atualmente preso, conhecida como ‘Papudinha’, oferece um ambiente melhor em comparação à sala que ocupava na Superintendência da Polícia Federal (PF). A afirmação foi feita em um laudo médico realizado em 20 de janeiro, após sua transferência para o 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), no dia 15 de janeiro.
Bolsonaro, que cumpre uma pena de 27 anos e três meses por liderar uma organização criminosa, mencionou a ‘melhora’ no ambiente, destacando o maior espaço para circulação e a satisfação com a limpeza do local, apesar de estar em obras. Ele relatou que não se incomoda com os ruídos, ao contrário do que sentia na PF, onde o barulho do ar condicionado o incomodava.
A transferência foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que supervisiona a execução da pena do ex-presidente. O ‘Papudinha’ é uma unidade com capacidade para 60 presos, composta por celas coletivas que incluem banheiro, chuveiro, cozinha e lavanderia.
De acordo com a Polícia Militar, as instalações foram reformadas em 2020, e todos os presos têm direito a receber itens de higiene e limpeza, além de acesso a televisores e ventilação mecânica, conforme as normas da unidade prisional.


