Trend News

A ofensiva da União Europeia para enquadrar as big techs americanas

A investigação contra a rede social TikTok, anunciada pela União Europeia nesta sexta-feira (06/02), levanta suspeitas de que a plataforma estaria ‘viciando’ crianças e adolescentes. Esta ação é a mais recente de uma série de embates que as autoridades do bloco têm protagonizado com gigantes americanas do setor de tecnologia.

As agências reguladoras europeias estão apurando desde práticas anticompetitivas até questões éticas relacionadas ao uso de inteligência artificial (IA) e violações de regras sobre conteúdo online. Além do TikTok, a Comissão Europeia também investigou o chatbot de IA Grok, de Elon Musk, por suspeitas de disseminação de conteúdo ilegal, incluindo imagens sexualizadas falsas.

Recentemente, a Comissão Europeia anunciou a abertura de uma investigação antitruste envolvendo o Google, da Alphabet, para apurar se a empresa estaria violando as regras de concorrência ao usar material online de publicadores para fins de IA. O Google já recebeu multas significativas por práticas anticompetitivas.

A Amazon e a Apple também enfrentam investigações e multas por abusos de posição dominante. A Meta, controladora do Facebook, está sob investigação por práticas abusivas relacionadas ao WhatsApp, e a Microsoft foi acusada de incluir ilegalmente seu aplicativo Teams em sua suíte de Office.

As ações da Comissão Europeia visam garantir um ambiente mais justo e transparente no mercado digital, refletindo uma crescente preocupação com o impacto das grandes tecnologias na sociedade.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados