A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou a recomendação para a aplicação da dose zero da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, em bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias, residentes nos municípios de São Paulo e Guarulhos. A medida foi adotada após a notificação de três novos casos de sarampo nas últimas 24 horas, totalizando cinco casos em 2026.
Os novos casos foram registrados em crianças entre 6 meses e 1 ano, sendo que duas delas não tinham histórico de vacinação. Todos os pacientes estão em recuperação. A Secretaria informou que a vacinação é parte de uma estratégia para proteger crianças menores de 1 ano, que são mais vulneráveis à doença.
Além da dose zero, outras ações já foram implementadas, como vacinação de bloqueio e varredura casa a casa nas áreas afetadas. A intensificação da vacinação também ocorre em locais de grande circulação, como aeroportos e terminais de ônibus, visando interromper a transmissão do vírus.


