O mês de setembro marca o início da primavera e é também o período da campanha “Setembro em Flor”, que visa aumentar a conscientização sobre a saúde íntima feminina e os cânceres ginecológicos. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, anualmente, 30 mil novos casos de câncer ginecológico sejam diagnosticados no Brasil.
Os tipos de câncer incluídos nessa categoria abrangem o colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. A campanha, criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, destaca a importância de informar a população sobre os cuidados necessários e a prevenção.
O câncer de colo do útero é o mais comum entre os cânceres ginecológicos e apresenta uma alta taxa de mortalidade. Para 2025, são esperados mais de 17 mil novos casos. O câncer pode ser prevenido através de medidas simples, como a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a realização do exame preventivo de Papanicolau.
A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de grupos especiais, como pessoas vivendo com HIV e pacientes oncológicos, com faixa etária de 9 a 45 anos. No sistema privado, a vacina está acessível a um público mais amplo.
Em agosto de 2025, o Ministério da Saúde estabeleceu novas diretrizes para o rastreamento do câncer de colo do útero, visando melhorar a estruturação do SUS para atender pacientes diagnosticadas com câncer ginecológico. A Dra. Cristina Inocêncio, oncologista clínica e diretora da Oncomed-MT, enfatiza a importância de as mulheres conhecerem os sinais e sintomas, além de realizarem exames regularmente. Ela ressalta que a prevenção e a detecção precoce são cruciais para o sucesso do tratamento.
Durante todo o mês de setembro, a Oncomed-MT compartilhará conteúdos informativos sobre tipos de tumores, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer ginecológico em seus canais de comunicação.