O curso de Medicina no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) poderá ser autorizado ainda em fevereiro, conforme anúncio do ministro da Educação, Camilo Santana, durante visita ao local na terça-feira (10). O ministro declarou que a intenção é ampliar os cursos de Medicina nas universidades federais.
De acordo com o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) já avaliou a viabilidade do curso. Caso a comissão dê um sinal positivo, o presidente Lula assinará a implementação do curso, que contará com 60 vagas anuais, com ingresso de estudantes previsto para o primeiro semestre de 2027.
Durante a visita, foi confirmado que o início das aulas do curso de Medicina no campus de São Mateus será no segundo semestre deste ano, após ajustes no cronograma. O ministro também entregou a Carteira Nacional Docente a 1.361 professores capixabas e anunciou a entrega de vales-computadores para 99 docentes, como parte do programa Mais Professores para o Brasil.
Além disso, Camilo Santana visitou as obras de ampliação do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), que receberá investimentos para aumentar a capacidade de leitos de UTI. A previsão de conclusão das obras é para março de 2028.


