O curso de Medicina no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pode ser autorizado ainda em fevereiro de 2026. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante sua visita ao estado na terça-feira, 10 de fevereiro. O ministro afirmou que a intenção é ampliar a oferta de cursos de Medicina nas universidades federais.
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, informou que a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (Camem) já avaliou a viabilidade do curso em Alegre. Se a comissão aprovar, o presidente Lula assinará a implementação do curso, que terá 60 vagas anuais a partir do primeiro semestre de 2027.
Durante a visita, o ministro também confirmou que o curso de Medicina no campus de São Mateus começará no segundo semestre deste ano, com a seleção de estudantes já realizada através do Sisu.
Além disso, Camilo Santana entregou a 1.361 professores capixabas a Carteira Nacional Docente do Brasil, que oferece benefícios exclusivos, e anunciou a ampliação do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam), com investimentos de R$ 34,9 milhões.


