A decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos de barrar o chamado tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump a importações de alguns países impacta o correspondente a US$ 21,6 bilhões em vendas externas brasileiras ao país. O cálculo foi feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com base em dados de 2024 da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC).
O presidente Trump havia imposto uma sobretaxa que variava de 10% a 40% sobre alguns produtos brasileiros, agora derrubada pela Justiça dos EUA. A decisão do tribunal atingiu principalmente as tarifas recíprocas, que representavam o núcleo da estratégia tarifária do governo, enquanto outras tarifas em vigor, como as aplicadas sobre aço e alumínio, não foram afetadas.
Ricardo Alban, presidente da CNI, comentou sobre a decisão: “Acompanhamos a decisão de hoje com atenção e cautela. O impacto de uma medida como essa no comércio brasileiro é significativo, tendo em vista a relevante parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos.” Ele destacou que a instituição seguirá monitorando os desdobramentos para avaliar com mais precisão os impactos para o Brasil.
Após a decisão, Trump classificou a definição como


