O Grindr, aplicativo de relacionamento LGBTQIA+, anunciou que começará a exigir verificação de idade dos usuários a partir desta sexta-feira (20). A medida atende a uma nova exigência do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA), que determina que plataformas destinadas a adultos implementem métodos de verificação de idade.
Para confirmar que têm 18 anos ou mais, os usuários poderão enviar um vídeo selfie ou combinar o vídeo com um documento oficial com foto. O processo de verificação precisa ser realizado apenas uma vez por conta, e novos usuários serão solicitados a concluir o procedimento durante o cadastro.
O acesso ao Grindr ficará bloqueado até que a verificação de idade seja finalizada. A plataforma utiliza tecnologia de verificação biométrica da FaceTec, garantindo que os dados sejam processados de forma segura e criptografados, com exclusão permanente após a conclusão do processo.
Documentos oficiais aceitos incluem carteira de motorista, passaporte e carteira de identidade, entre outros. A verificação não será necessária para usuários fora do Brasil, a menos que acessem o aplicativo durante uma visita ao país.


