O Rio Acre está em vazante há seis dias consecutivos em Rio Branco e já recuou 4,75 metros desde a terça-feira (3), quando atingiu 15,31 metros. De acordo com a Defesa Civil Municipal, o manancial marcou 10,49 metros na medição das 9h deste domingo (8) e está 49 centímetros acima da cota de atenção, que é fixada em 10 metros.
A previsão é de que o retorno das 39 famílias que estão no Parque de Exposições Wildy Viana ocorra a partir de segunda-feira (9). Equipes já estão mobilizadas para ajudar essas pessoas. O manancial entrou na casa dos 10 metros no sábado (7), quando na medição das 15h o nível marcou 10,93 metros e continuou em queda ao longo do dia.
Com a cheia, mais de 12 mil pessoas foram atingidas, direta ou indiretamente, pela última enchente, sendo cerca de 7 mil na zona urbana e 5 mil na zona rural. O rio está acima da cota de atenção desde o dia 11 de janeiro, quando, na medição das 5h, marcou 10,44 metros.
A Defesa Civil pontuou que, apesar da redução do nível do rio, o cenário ainda exige atenção, já que novas elevações não estão descartadas e o período mais crítico do inverno amazônico ainda não terminou.


