A associação dos grandes estúdios de Hollywood denunciou o serviço chinês de geração de vídeos Seedance, criado pela ByteDance, por suposto uso não autorizado de obras protegidas por direitos autorais nos Estados Unidos. A acusação surgiu após a divulgação de um clipe que retrata uma luta entre os atores Tom Cruise e Brad Pitt, que se tornou viral na internet.
O presidente da Motion Picture Association, Charles H. Rivkin, afirmou que o Seedance 2.0, lançado recentemente, infringiu direitos autorais em larga escala em apenas um dia. O comunicado foi divulgado na madrugada de sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026, e destacou a falta de garantias contra a falsificação por parte da ByteDance, que, segundo Rivkin, desrespeita os direitos dos criadores e compromete milhões de empregos nos Estados Unidos.
A tecnologia do Seedance 2.0, que já gerou imagens hiper-realistas e tem circulado amplamente nas redes sociais, foi lançada em uma versão de teste limitada na China. A associação de Hollywood expressou preocupação com o impacto que esse tipo de serviço pode ter sobre a indústria cinematográfica e a proteção dos direitos autorais.


