Trend News

Inep diz que certificado do ensino médio via Enem depende de status declarado por aluno na inscrição

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a emissão do certificado de conclusão do ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está condicionada à informação declarada pelo aluno no ato da inscrição. Estudantes que indicaram estar no último ano do ensino médio, mesmo que atendam aos critérios para certificação, não poderão obter o documento.

Lucas Ismério, de 18 anos, é um dos alunos que enfrentou problemas ao tentar obter seu certificado. Ele declarou estar concluindo o ensino médio, embora estivesse no 2º ano. Sua mãe, Lílian, explicou que a escolha foi motivada pela preocupação de não receber as notas a tempo para participar dos processos seletivos do primeiro semestre.

O Inep esclareceu que a opção de certificação é válida apenas para aqueles que não estão ativamente vinculados ao último ano em uma instituição de ensino, pois os que estão receberão o certificado ao final do ano letivo na escola onde estudam. Para obter o certificado, os alunos devem ter mais de 18 anos e ter alcançado mais de 450 pontos em cada área do conhecimento e mais de 500 na redação do Enem 2025.

A declaração de conclusão do ensino médio, que é uma versão provisória do certificado, está disponível desde 30 de janeiro e deverá ser aceita pelas universidades no momento da matrícula. O Inep também anunciou que o documento completo será emitido em março.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados