O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou a intenção de assumir o controle total da Faixa de Gaza, conforme reportado pela rede de TV israelense i12, citando fontes do governo. A decisão, que visa expandir a atual ofensiva militar de Israel na região, será comunicada oficialmente em uma reunião do gabinete marcada para terça-feira, 5 de agosto.
Embora o governo israelense ainda não tenha confirmado o plano, Netanyahu afirmou em um pronunciamento que a reunião se concentrará em discutir os objetivos na Faixa de Gaza. Ele enfatizou a importância da unidade para alcançar as metas de guerra, que incluem a derrota do inimigo, a libertação de reféns e a eliminação da ameaça que Gaza representa para Israel.
A decisão de Netanyahu segue o fracasso das negociações por um acordo de cessar-fogo que buscava a liberação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas. O plano prevê a mobilização das Forças Armadas israelenses em áreas identificadas pelos serviços de inteligência como locais de cativeiro dentro da Faixa de Gaza.