Trend News

O acordo bilionário da Bayer para indenizar usuários do glifosato

A Bayer anunciou um acordo de até 7,25 bilhões de dólares (R$ 37,91 bilhões) para encerrar dezenas de milhares de processos judiciais relacionados ao herbicida Roundup, à base de glifosato, que alegam que o produto causa câncer. A decisão foi comunicada na noite de terça-feira (17) e, no dia seguinte, as ações da empresa caíram até 12%, refletindo a incerteza sobre o acordo.

O CEO da Bayer, Bill Anderson, afirmou que a incerteza causada por litígios tem afetado a empresa por anos e que o acordo representa um passo importante para a resolução desse problema. O Roundup é um dos herbicidas mais utilizados nos Estados Unidos e a Bayer adquiriu a Monsanto, fabricante do produto, em 2018 por 63 bilhões de dólares.

Analistas do banco JPMorgan consideraram o acordo um passo na direção certa, mas destacaram que a Bayer não informou quantos demandantes precisam aderir para que o acordo prossiga. A aprovação judicial e a possibilidade de desistências também foram mencionadas como fatores de risco.

A Suprema Corte dos EUA deve ouvir em abril os argumentos da Bayer sobre a validade das ações judiciais, baseando-se na aprovação do Roundup pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) sem um alerta sobre riscos de câncer. A Bayer argumenta que, como a EPA não encontrou tal risco, não deveria ser responsabilizada sob a lei estadual.

O acordo proposto estabelece um programa de indenização financiado por pagamentos anuais durante até 21 anos, com valores variando de acordo com a gravidade do câncer e a forma de exposição ao herbicida. A empresa enfrenta cerca de 200 mil ações judiciais relacionadas ao Roundup nos EUA, com um histórico misto em julgamentos anteriores.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados