Duas das principais empresas de tecnologia, Meta e Alphabet, estão sendo processadas na Califórnia, Estados Unidos, acusadas de programar seus algoritmos para viciar usuários, especialmente crianças e adolescentes. A ação judicial foi movida por uma jovem de 20 anos, identificada como K. G. M., que afirma ter enfrentado problemas de saúde mental devido ao uso excessivo das plataformas desde a infância.
A acusação compara o funcionamento dos algoritmos de redes sociais ao da indústria do tabaco, descrevendo o scroll infinito como um “cassino digital”. As empresas negam as alegações, e este caso é o primeiro do tipo a ser julgado por um júri popular nos EUA.
Para discutir o impacto desse julgamento, o podcast O Assunto, apresentado por Natuza Nery, traz a especialista em Direito da Tecnologia Carolina Rossini. Ela analisa as implicações do caso e a relação entre o funcionamento dos algoritmos e a dependência das redes sociais, além de como o resultado pode influenciar ações semelhantes em outros países, incluindo o Brasil.
O podcast O Assunto é produzido por uma equipe dedicada e já acumulou mais de 168 milhões de downloads desde sua estreia em agosto de 2019, refletindo a crescente preocupação com o impacto das redes sociais na saúde mental dos usuários.


