Seguem abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 2º semestre de 2025. Os interessados têm até às 23h59 de sexta-feira (18) para se inscrever exclusivamente pela página do programa.
Para 2025, o MEC está ofertando mais de 112 mil vagas totais nos dois semestres. O Fies é um programa do governo federal de financiamento para estudantes em instituições de ensino superior privadas.
O aluno beneficiado recebe um tipo de ‘empréstimo’ que deve ser quitado após a conclusão do curso. O estudante não recebe o dinheiro diretamente, mas o valor do benefício é descontado das mensalidades. O percentual de financiamento varia, podendo chegar a até 100% para os beneficiários do Fies Social.
Para ter direito ao Fies, é necessário ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010, alcançado pontuação média nas quatro provas igual ou superior a 450 e renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos.
A modalidade Fies Social, anunciada em 2024, oferece condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda, com 50% das vagas reservadas. Para participar, o candidato deve ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e estar inscrito no CadÚnico.
As inscrições podem ser feitas acessando a página do Fies no portal Acesso Único. Após o preenchimento dos dados pessoais e a escolha dos cursos, o candidato deve revisar as informações e concluir a inscrição.
O Fies seleciona os estudantes em uma chamada única, com o resultado da chamada saindo em 29 de julho. Os pré-selecionados precisam complementar a inscrição até 1º de agosto. A convocação da lista de espera acontece de 5 de agosto a 19 de setembro.
O Fies pode ser utilizado para financiar qualquer curso superior não gratuito que tenha avaliação positiva no Sinaes, incluindo Medicina, que possui um teto de R$ 10 mil por mês.