Trend News

ONU defende comissão de ‘controle humano’ da inteligência artificial, mas ideia é rejeitada pelos Estados Unidos

Durante uma reunião de cúpula na Índia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou a criação de uma nova comissão que visa o ‘controle humano’ da inteligência artificial (IA). A proposta, no entanto, foi rejeitada pelo governo dos Estados Unidos. A cúpula, que discute os impactos da IA, ocorre em um momento em que a demanda por tecnologias de IA generativa tem gerado preocupações sobre seu efeito na sociedade e no meio ambiente.

Guterres destacou a importância de uma governança baseada em evidências e fatos, ao mesmo tempo em que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou que a falta de ação coletiva pode aprofundar desigualdades históricas. O novo órgão consultivo foi criado para avaliar a IA de forma semelhante ao Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), buscando estratégias de resposta e avaliação de impactos.

O conselheiro de tecnologia da Casa Branca, Michael Kratsios, expressou a oposição dos EUA à governança global da IA, defendendo que a adoção da tecnologia deve ser livre de burocracias. A cúpula em Nova Délhi, que é a primeira realizada em um país em desenvolvimento, pretende impulsionar investimentos significativos no setor de tecnologia.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados