Trend News

ONU defende comissão de ‘controle humano’ da inteligência artificial, mas ideia é rejeitada pelos Estados Unidos

Na última sexta-feira (20), durante a Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial em Nova Délhi, o secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou a criação de uma nova comissão para estabelecer o ‘controle humano’ sobre a inteligência artificial (IA). A proposta, no entanto, foi prontamente rejeitada pelo governo dos Estados Unidos.

A demanda crescente por IA generativa tem gerado lucros significativos para empresas de tecnologia, mas também suscita preocupações sobre seus efeitos na sociedade, no mercado de trabalho e no meio ambiente. Guterres enfatizou a necessidade de uma abordagem mais fundamentada, afirmando: ‘Estamos entrando no desconhecido’.

Ele revelou que a Assembleia Geral da ONU designou 40 especialistas para um novo grupo chamado Painel Científico Internacional Independente sobre Inteligência Artificial, que se propõe a abordar a IA de maneira similar ao Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC), estabelecendo avaliações sobre seu impacto e estratégias de resposta.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, alertou que a falta de ação coletiva em relação à IA pode aprofundar desigualdades históricas. ‘Os algoritmos não são apenas códigos matemáticos; eles fazem parte de uma estrutura de poder complexa’, disse Lula, ressaltando que o controle concentrado sobre essas tecnologias pode levar a uma dominação, ao invés de inovação.

O conselheiro de tecnologia da Casa Branca, Michael Kratsios, reiterou a posição dos EUA, afirmando que o governo rejeita qualquer forma de governança global da IA, defendendo que a adoção da tecnologia deve ser livre de burocracias que possam comprometer seu potencial de crescimento e prosperidade.

A Cúpula, que é a quarta reunião anual sobre políticas de IA, deve concluir com uma declaração conjunta, embora as edições anteriores tenham resultado em comunicados vagos. A próxima reunião está programada para ocorrer em Genebra no primeiro semestre de 2027.

Guterres concluiu seu discurso enfatizando a importância de uma governança baseada em evidências, que possa tornar o progresso tecnológico mais seguro e justo. ‘Devemos decidir que a IA seja utilizada para o bem comum mundial’, afirmou o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anfitrião do evento.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados