Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND), que se encerram no dia 25 de julho. A avaliação, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo selecionar professores de educação básica para as redes públicas de ensino em todo o Brasil.
A PND foi criada como parte do programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro, e visa avaliar a qualidade da formação em Licenciaturas, além de estimular a realização de concursos públicos e facilitar a captação de professores qualificados.
A prova será aplicada anualmente, com a primeira edição marcada para o dia 26 de outubro. A taxa de inscrição é de R$ 85, com isenção disponível para candidatos de baixa renda, doadores de medula óssea e estudantes concluintes do Enade nas licenciaturas.
Até o momento, 22 unidades da Federação e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais, aderiram à PND. A prova avaliará a Formação Geral Docente e áreas específicas, com um total de 80 questões, e terá duração de 5h30.
O cronograma da PND inclui a divulgação do resultado final em 10 de dezembro. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema PND (pnd.inep.gov.br/pnd/).