Eduardo Saverin, cofundador do Facebook e atualmente o homem mais rico do Brasil, deixou a rede social nos seus primeiros anos de operação. Em 2025, seu patrimônio é estimado em R$ 227 bilhões, um aumento de 45,5% em relação ao ano anterior, impulsionado pela valorização da Meta, controladora do Facebook.
Saverin, que nasceu em São Paulo e se formou em economia em Harvard, foi fundamental na criação do Facebook ao investir US$ 15 mil em 2004. Durante seu tempo na empresa, ele gerenciava os negócios enquanto Mark Zuckerberg liderava o desenvolvimento da plataforma. No entanto, a relação entre os dois se deteriorou, levando à diluição da participação de Saverin na empresa.
Em 2004, Zuckerberg criou uma nova empresa em Delaware para comprar o Facebook, reduzindo a participação de Saverin de 65% para menos de 10%. Isso culminou em um processo entre os dois, que resultou em um acordo que garantiu a Saverin uma participação de 5% na empresa.
Desde 2012, Saverin reside em Singapura e dirige a B Capital, uma empresa de capital de risco que investe em startups. Sua trajetória foi retratada no filme ‘A Rede Social’, onde é interpretado por Andrew Garfield.