Trend News

Quaest: 43% dos brasileiros dizem que a situação da economia piorou nos últimos 12 meses

Uma pesquisa realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (11) revelou que 43% dos brasileiros acreditam que a situação da economia piorou nos últimos 12 meses, enquanto 24% afirmam que a situação melhorou. Os dados são semelhantes aos da pesquisa anterior, realizada em janeiro de 2026. Outros 30% dos entrevistados consideram que a economia permaneceu a mesma ao longo do último ano.

Em relação à expectativa para os próximos 12 meses, 43% dos participantes acreditam que a economia irá melhorar, 29% acham que vai piorar e 24% esperam que se mantenha estável. O levantamento, que ouviu 2.004 pessoas entre os dias 5 e 9 de fevereiro, tem uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.

A pesquisa também abordou a percepção sobre os preços dos alimentos, onde 56% dos entrevistados relataram que os preços subiram, enquanto 18% acreditam que diminuíram e 24% disseram que permaneceram iguais. Em relação ao poder de compra, 15% disseram que conseguem comprar mais com o que recebem atualmente, 61% afirmaram que estão comprando menos e 23% consideram que a situação se manteve inalterada.

Além disso, 49% dos entrevistados indicaram que está mais difícil conseguir emprego, enquanto 39% acreditam que está mais fácil. A taxa média anual de desemprego no Brasil ficou em 5,6% em 2025, o menor índice desde 2012.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados