De acordo com os microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 10 dos mais de 4,8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 alcançaram a nota máxima na redação. A informação foi publicada nesta segunda-feira (22).
Os estudantes que obtiveram nota mil vêm de diversos estados, incluindo Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio de Janeiro, Pernambuco e Alagoas. A redação teve como tema as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O número de alunos que atingiram a nota máxima é o menor desde 2014, quando 250 candidatos conseguiram essa pontuação.
O g1 teve acesso a alguns dos textos que obtiveram a nota máxima, que abordam questões relevantes sobre a inclusão e a qualidade de vida da população idosa no Brasil. A análise das redações revela uma preocupação com o envelhecimento e a necessidade de políticas públicas que garantam dignidade e respeito a essa faixa etária.
O Inep continua a monitorar os resultados do exame e a análise dos textos nota mil será disponibilizada para estudo e reflexão sobre a qualidade do ensino e da redação no país.


