O deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, apresentou nesta segunda-feira (9) um parecer favorável à aprovação do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia (UE) na Câmara dos Deputados. O acordo, assinado em 17 de janeiro no Paraguai, prevê a redução ou eliminação gradual de tarifas de importação e exportação que abrangem mais de 90% do comércio total entre os blocos.
O parecer foi uma resposta à mensagem enviada pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional na última segunda-feira (2). A aprovação do texto é necessária para que ele comece a ter validade interna. Chinaglia apresentou sua manifestação ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), durante uma reunião de líderes.
O relator informou que o texto será analisado primeiro pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, com votação prevista para terça-feira (10), às 10h. Após a aprovação na comissão mista, o texto seguirá em regime de urgência para votação no Plenário da Câmara, com expectativa de votação na semana seguinte ao Carnaval.
Além disso, a Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou a criação de um grupo de trabalho para acompanhar o andamento do acordo. A expectativa é que a tramitação no Senado também ocorra de forma rápida.


