Trend News

Trama golpista: Moraes vota para manter condenação de réus do núcleo 3

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, por unanimidade, nove réus do núcleo 3 da trama golpista, em um julgamento que ocorre em plenário virtual. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou para manter as condenações de sete réus acusados de participação na tentativa de golpe de Estado de 2022, que envolveu o planejamento do assassinato de autoridades.

O julgamento teve início na sexta-feira, 13 de fevereiro, e se estenderá até as 23h59 do dia 24 de fevereiro, a menos que haja pedido de vista ou destaque que leve o caso a um julgamento presencial.

Os réus condenados incluem militares de alta patente e um agente da Polícia Federal, com penas que variam de 1 ano e 11 meses a 24 anos. Em novembro do ano anterior, o STF já havia condenado integrantes desse núcleo. Os réus apresentaram embargos de declaração, questionando a participação efetiva e a aplicação das penas, mas Moraes rejeitou todos os pedidos, afirmando que não havia obscuridades ou contradições nas decisões anteriores.

O ministro destacou a organização criminosa armada que atuou entre julho de 2021 e janeiro de 2023, com o objetivo de restringir o exercício dos poderes constituídos, principalmente do Poder Judiciário e do governo legitimamente eleito em outubro de 2022.

Sobre Nós

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Trend News

Trend News é o seu portal de notícias atualizadas, com os principais destaques do Brasil e do mundo em tempo real.

Produzido por Atar Digital | Todos os direitos reservados