A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou uma nota na manhã deste sábado (20) esclarecendo que as mensagens de alerta extremo recebidas por usuários de telefonia móvel durante a madrugada não foram emitidas por autoridades competentes. A nota foi emitida após a plataforma Defesa Civil Alerta sofrer uma invasão, resultando em disparos de notificações para celulares em pelo menos sete estados.
A mensagem de alerta, que continha a palavra ‘misantropia’, foi considerada falsa. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional confirmou que a plataforma foi retirada do ar após a invasão e que a Polícia Federal será acionada para investigar o incidente.
A Anatel explicou que os alertas enviados pelas operadoras de telefonia móvel são originados exclusivamente na plataforma da Defesa Civil, que é responsável pela definição das áreas geográficas a serem alertadas. A agência ressaltou a importância do sistema de alertas por Cell Broadcast para a proteção da população em situações de emergência.
A Defesa Civil está apurando as circunstâncias do ocorrido e tomando as providências necessárias para identificar a origem do disparo indevido de alertas.


