Uma comitiva do governo federal iniciou nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, uma série de encontros em Poços de Caldas e municípios vizinhos para discutir a exploração de terras raras na região. As reuniões ocorrem até sexta-feira, 26 de junho, e envolvem representantes do governo, moradores e empresas do setor.
No primeiro compromisso, realizado no Instituto Federal do Sul de Minas, os integrantes da comitiva receberam um dossiê com sugestões de entidades da sociedade civil sobre a nova atividade mineral. O presidente da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Daniel Tygel, ressaltou a importância da presença do governo para compreender a realidade local.
As terras raras são minerais essenciais em tecnologias modernas, como carros elétricos e equipamentos de defesa. O IF Sul de Minas, em parceria com a Universidade Federal de Alfenas, busca criar um centro de pesquisa sobre o tema, com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia.
Os encontros incluem discussões sobre os impactos sociais, ambientais e econômicos da exploração e são abertos à população. Na tarde de hoje, uma reunião com moradores ocorrerá na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, em Poços de Caldas. Na manhã de sexta-feira, as discussões continuarão em Caldas e, à tarde, em Andradas.


